domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grande Prémio do Atlântico

Com organização do activo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica e da Xistarca, realizou-se hoje a 11ª edição do Grande Prémio do Atlântico na Costa da Caparica, corrida num percurso muito agradável, e que viu 1.037 atletas cortarem a meta, número bastante bom se atendermos a todos os condicionalismos que as condições meteorológicas têm imposto. Mas até estas deram uma trégua pois se meia-hora antes chovia e trovejava, em toda a corrida não choveu.

Hélder Ferreira do União de Tomar foi o vencedor masculino com 33.57, 8 segundos de avanço de Mário Cassaca da Garmin, e Paula Lemos da Garmin venceu o sector feminino com 42.41, exactamente 1 minuto à frente de Lúcia Oliveira da Açoreana. Colectivamente a Garmin venceu tanto em masculinos como em femininos.
Classificações aqui.

Quanto à minha prova, a semana passada escrevi que havia dias assim e hoje posso repetir essa afirmação mas em sentido inverso.
Tinha tudo para correr pior do que posso. Uma semana muito cansativa em termos profissionais, o reaparecimento do problema de cartilagens no joelho e o piso molhado. Ainda ontem sentia-me bastante cansado mas fui-me sentindo bem na corrida e depois dos 2 kms decidi forçar. Tive 2 preciosas ajudas de 2 amigas, a Sandra com quem fomos alternando "ora agora puxas tu ora agora puxo eu" e a Amélia que se distanciou no segundo quilómetro e chegou a ter uns 100 metros de avanço mas depois essa diferença foi, lentamente, encurtando até a alcançarmos aos 7, tendo servido como uma forte motivação.
Tentei então fazer menos de 55 e, de preferência, melhor que os 54.36 de Grândola há 3 semanas mas ao aproximar-me do final receei não o ir conseguir pois tinham-me dito que quando se via a meta ainda se dava uma outra volta. Felizmente que o meu amigo Carlos estava á entrada dessa recta e gritou-me que este ano era sempre a direito. Fiz assim 54.29, melhor em 7 segundos que Grândola, o que passa a ser a melhor marca do ano. Mas ainda a quase 4 minutos do record de Grândola de 2007 (50.37)...
No final senti-me bastante bem e muito satisfeito pela prova. A Sandra chegou 6 segundos depois, numa prova brilhante para o seu actual momento e o Carlos fez menos 10 minutos, mas ele pertence a outro campeonato... daqueles que correm a 4 e pouco ao quilómetro!

Um comentário:

  1. Olá João,

    Mais uma vez te digo que foste extraordinário, sei que tens capacidades para muito mais, mas inumeras condições impossibilitam-te de tal. Fiquei bem feliz pela tua prova, pois receava que o teu joelho te travasse, mas tu és a pessoa mais persistente que conheço e a tua vontade move montanhas.
    Felizmente para mim a prova era toda plana, pois serviste de minha lebre... Andei o percurso todo a tentar alcançar-te ou simplesmente a tentar manter-me a teu lado, o que realmente me ajudou imenso na minha prova, também.
    Para a semana temos o Monsanto, já não terei a mesma sorte... pois as subidas para mim são o meu calcanhar de aquiles, mas tu... sobes cada vez melhor e isso é visivel a qualquer um.
    Força João... tu és um vencedor.
    Sininho

    ResponderExcluir