domingo, 4 de abril de 2010

Grande Prémio da Páscoa - Constância




Constância, Vila Poema, celebrizada por Luís de Camões, serve de anfiteatro à verdejante junção do Zêzere e Tejo. Daí o nome original, Punhete, derivado do romano "pugna tagi" (luta do Tejo), pela rebeldia das águas na confluência dos rios. Em 1836, D.Maria II mudou-lhe o nome para Constância, pela constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.

Constância é também o ponto de encontro para muitos atletas em cada sábado de Páscoa, com o seu conjunto de corridas que no total dos escalões atinge um número à volta de metade dos cerca de 1.900 habitantes desta bonita terra.

Esta foi a 23ª edição, integrada em plenas Festas do Concelho e a organização e ambiente continuam a surpreender quem aí se desloca.
Prova de 10 quilómetros, com um percurso de ida e volta pela estrada para o Castelo do Bode, serpenteando junto ao rio e que tem particularidades que a tornam num bom local para realizar tempos rápidos.

Na prova principal, terminaram 553 atletas, apenas menos 5 que na edição passada, e teve 2 vencedores bem destacados. Tiago Marques da Associação de Atletismo do Pombal, concluiu a distância em 31.28, menos 1.02 que o individual João Vieira. Beatriz Cunha dos Patameiras, realizou 37.33, menos 29 segundos que Catarina Carvalho do Zona Alta, clube de Torres Novas que, realce-se, é apenas júnior. De destacar que Beatriz Cunha é a mais vencedora desta prova pois este foi o seu 4º triunfo, juntando-se assim aos de 2001, 2003 e 2007.


Pessoalmente, esta prova foi surpreendente pois não esperava, nem de perto nem de longe, fazer o tempo (real) de 52.42. O meu momento de forma não é o ideal, a que se juntou o facto de me ter deitado bastante tarde na véspera (50 anos é só uma vez!) e logo no aquecimento confidenciei à Sandra e ao Carlos que me sentia cansado.
O 1º quilómetro foi lento e a sensação de cansaço agudizou-se. Numa versão contrária das Lezírias, cheguei a dizer à Sandra para seguir. Mas o 2º já me correu melhor e essa sensação de fadiga começou a dissipar-se, ajudada também pelas recordações negativas que esta prova teve na minha carreira e que me deram força agora para mostrar "quem é o mais forte". No final do 2º, decidi tentar atacar. Para surpresa minha, o corpo reagiu muito bem e nem a respiração aumentou. Tal como na Lagoa de Santo André 2008, um "clique" qualquer mudou-me. Em cada quilómetro fui atacando de forma sempre progressiva. Dos 27.12 na 1ª légua aos 25.31 na 2ª e o melhor tempo do ano estava batido por perto de 2 minutos, com um registo que passa a figurar no meu top 10.

Um muito agradável e relaxante piquenique junto ao Castelo de Almourol, completou este excelente dia que muito me animou na procura de melhorar e regressar ao que já fui em 2007.

Agora... venham os Sinos!

Um comentário:

  1. Olá João,

    Grande atleta Veterano III, que surpreendeu tudo e todos pela forma mais positiva : )

    Fiquei muito contente pelo teu tiro de partida ao 2º Km, e muito feliz com o resultado obtido, por quem acabou por completar 50 primaveras.

    Constância é realmente dos locais mais belos de Portugal, e poder ter o prazer de correr 10 Kms ao longo de todo o rio, com toda uma paisagem verde e mágica é simplesmente divinal.

    A Organização está uma vez mais de parabéns, bem como toda a população que se esforçaram para mostrar o que de melhor e bonito existe nesta Vila.
    As ruas estavam cheias de flores e a alegria pairava no ar.

    Parabéns João pela tua magnifica prova.
    E aproveito o teu Blog para agradecer a todos os que estiveram connosco nesta festa que é o atletismo.

    Obrigado Mafaldinha por todo o apoio logístico e cobertura fotográfica.

    Obrigado João, Carlos e Henrique pela força que me deram para não desistir de ir buscar o meu troféu e completar a prova nos primeiros 500.

    Beijinhos grandes
    Sininho

    ResponderExcluir