domingo, 25 de abril de 2010

Grande Prémio Rui Silva - Uma prova a recomendar


Disputou-se ontem à noite o 10º Grande Prémio Rui Silva, corrida com que o Cartaxo homenageia o grande campeão Rui Silva, filho da terra.

Foi a primeira vez que me desloquei a esta prova e só tenho elogios a dar. Excelente organização, com o sempre precioso apoio técnico da Xistarca, muito público e bastante participativo não se regateando a aplausos e incentivos a cada uma das passagem dos atletas, fossem de elite ou meros atletas de pelotão. Nota-se que a cidade pára e respira esta prova. Até a particularidade de no centro estarem pelo menos 4 ecrans gigantes (vi 4 não sei se haveriam mais) que transmitiam a prova através duma televisão local.

A corrida é em sistema de circuito de 3 voltas, algo que só tinha feito em Alcobaça e que se torna agradável e até permite, para quem acaba lá atrás, poder apreciar os primeiros "a voarem" quando somos dobrados. No meu caso, fui passado pelo Menjo e Rui Silva na descida, na altura que o queniano deu o esticão para se isolar, e há 2 factos a reter. Um é a incrível passada com que Menjo descia. Para quem pensa que vai a uma velocidade aceitável, ser passado por alguém com uma velocidade estonteante e, especialmente, com a sensação que nem chegava a pôr os pés no chão, é uma experiência única. O outro facto digno de registo é que nem precisei de olhar para trás para saber quando o Rui Silva me ia dobrar. Rui Silva é idolatrado no Cartaxo e bastou ouvir a extraordinárioa ovação do público e dos atletas que me seguiam para saber logo que o grande Rui Silva vinha aí.

Kiprono Menjo, grande atleta queniano, foi o natural vencedor com o fabuloso tempo de 28.40, conseguindo distanciar Rui Silva por 31 segundos. Exactamente 1 minuto após Rui Silva, chegou o 3º, Filipe Pedro do Joane, grande surpresa ao conseguir o pódio, tendo ultrapassado perto do fim o queniano Elisha Birgen. Seguiram-se Euclides Varela dos Caxienses, Gilbert Masai do Quénia e José Maduro do Maia.
No sector feminino, a vencedora da Corrida dos Sinos, a queniama Rodah Cherop do Quénia, tornou a ganhar, perfazendo 34.51 mas teve uma excelente Doroteia Peixoto da SportZone a dar-lhe luta até ao final, terminando a escassos 6 segundos. Seguiram-se-lhes Elisabete Lopes do Maratona, Margaret Gigichua do Quénia, Ana Mafalda Ferreira do Estreito, Helena Sampaio do Grecas, Beatriz Cunha do Patameiras, Cátia Galhardo do Estrela Sul e Vera Nunes do Benfica.
Como se vê muitos e bons nomes que compuseram este pelotão de 420 atletas, mais 37 que em 2009, numa excelente noite para a prática da modalidade e onde colectivamente os Leões de Porto Salvo venceram em masculinos e a equipa da casa, Ateneu Cartaxense em femininos.

Os resultados podem ser consultados aqui

No meu caso, o relógio parou em 56.30 numa prova que me correu bem e da qual trago excelentes recordações e o desejo de regressar.
Um grande muito obrigado ao João Branco que foi um excelente anfitreão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário