segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dulce Félix e Hermano Ferreira campeões nacionais de estrada

Dulce Félix voa para o seu 1º título nacional de estrada, enquanto se vê ao fundo Sara Moreira
Poderoso sprint entre Hermano Ferreira e Manuel Damião. Também para Hermano foi o 1º título
Pódio individual feminino 1ª Dulce Félix 2ª Sara Moreira 3ª Anália Rosa
Pódio individual masculino 1º Hermano Ferreira 2º Manuel Damião 3º Marco Morgado
Pódio colectivo feminino 1º Maratona 2º Braga 3º Adercus
Pódio colectivo masculino 1º Conforlimpa 2º Maratona 3º Maia
Vencedores sub-23 Daniela Cunha e José Costa
(fotos dos pódios retiradas de Atleta Digital)

César, em Oliveira de Azeméis, engalanou-se para, durante a 12ª edição da Prova de Atletismo de César, receber a 18ª edição do Nacional de Estrada. No entanto, a escolha dum circuito de 5 quilómetros a ser percorrido em 3 voltas, não terá sido a melhor pelas dobragens a que os da frente foram obrigados, gerando-se alguma confusão nalguns pontos. Este terá sido o único aspecto que mereceu criticas pois o restante terá funcionado na perfeição.

No sector feminino, Sara Moreira arriscou lançar-se cedo na frente mas viria a pagar o seu esforço no final, o percurso revelou-se duro, e foi Dulce Félix a sagrar-se campeã nacional, com um avanço de 13 segundos sobre Sara. Quem se classificou em 3º fê-lo pela 3ª vez consecutiva, Anália Rosa.
De notar que Sara Moreira e Dulce Félix têm dominado este nacional nas últimas 4 edições. Sara foi 2 vezes campeã e 2 vice-campeã. Dulce 1 vez campeã, 2 vice e uma 3º.
A 4ª a chegar à meta foi Mónica Silva, o que fechou logo a classificação colectiva com 4 atletas do Maratona nas 4 primeiras posições, realizando o mínimo de pontos. Em 2º classificou-se o Braga e 3º para a Adercus.
Destaque para um surto de gripe que afectou parte da equipa feminina do Braga e de Youssef el Kalai, Rui Pedro Silva e José Rocha.
Um surpreendente Marco Morgado do Estreito tomou as despesas da corrida masculina onde, ao inverso dos campeões europeus disputados em Outubro em Torres Vedras, foi a Conforlimpa a utilizar uma estratégia perfeita que a levou ao título com 4 atletas nos 6 primeiros lugares. No final, num poderoso sprint, Hermano Ferreira bateu Manuel Damião por 1 segundo, Marco Morgado por 2 e por 4 Nuno Costa, o melhor atleta do Maratona.
Colectivamente, o avanço da Conforlimpa foi grande em relação ao Maratona, 14-33, com o Maia na 3ª posição.
Em sub-23, vitórias para a atleta do Maratona Daniela Cunha e José Costa dos Cyclones.

Os resultados desta prova podem ser consultados aqui e o historial do Nacional aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário