terça-feira, 15 de março de 2011

12 Kms Manteigas - Penhas Douradas

Bem visível a neve que caía, nestas imagens dos vencedores Carla Martinho e Ricardo Dias
(Fotografia de Carla Martinho retirada da página Atletas.Net)

A 29ª edição da mais antiga prova de montanha em actividade, a clássica 12 kms Manteigas-Penhas Douradas, realizou-se no domingo e teve a particularidade de brindar os atletas com neve a partir do 7º quilómetro. Por aqui se pode imaginar o frio que se fez sentir, mas que não parou 128 briosos atletas que foram serra acima, vencendo todas as adversidades.
O frio e também a maldita crise, terão reduzido significativamente o número de participantes desta prova que está longe de grandes centros, obrigando a deslocação e, em muitos casos, estadia na véspera. Entre 2007 e 2009 os classificados foram entre 271 e 299. Na época passada uma diminuição para 203 e, como vimos, este ano terminaram apenas 128, o que é pena, em especial para o local e organização.

Apesar de não estar habituado a provas de montanha, Ricardo Dias do Maratona fez valer os seus créditos, marcando 49.08 e um avanço de 20 segundos sobre Rui Muga do Mogadourense, com José Carvalho do Matosinhos, já vencedor em 2008, a fechar o pódio a 5 segundos do 2º posto.
Em femininos, e após "ditadura" de Lucinda Moreiras que venceu consecutivamente as últimas 8 edições pelo menos (!), e digo pelo menos pois desconheço os vencedores de 2002 para trás, Carla Martinho da Adercus triunfou em 59.38, seguida por Fernanda Miranda dos Águias de Alvelos a 44 segundos e Rosa Madureira do Matosinhos a cerca de 3 minutos e meio. Em 4º terminou a já citada multi-vencedora Lucinda Moreiras, agora a competir pelo Penafiel.
Participaram 11 atletas femininas ( 8,6%).


4 comentários:

  1. que espectáculo esse cenário!

    eu "só" não fui porque:

    1)falta de preparação física
    2)o dispêndio quer em termos económicos, quer de disponibilidade

    mas... tenho muita pena, é uma prova que eu considero: "daquelas", que só fiz uma única fez, em 2008 - http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/2008/03/xxvi-edio-manteigas-penhas-douradas.html

    e ADOREI.

    É de facto pena que a participação tenha caído assim...

    Beijinho João

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana

    De facto deve ser fantástico fazer esta prova.
    Um dia também a quero fazer!

    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Fiz 3 vezes essa clássica.
    Na terceira edição fiz um “tempo canhão” (para mim) que hoje nem consigo a descer!
    Gostaria muito de ter corrida a edição deste ano com neve pois adoro desafios diferentes.
    Pese embora também sofrer, e muito, com o problema das deslocações devido à “crise”, tudo farei para estar na 30ª edição desta prova para o ano.
    Peço desculpa mas quero aproveitar este “tempo antena” para deixar aqui um grande abraço ao homem (que na altura era um jovem) que lançou está prova: O professor António Matias a quem os amantes da corrida em montanha (ou trail como se chama agora) tanto devem.
    Está prova nasceu quando as organizações faziam gala de anunciar nos folhetos da provas “percurso plano” e nasceu pelas mãos de um jovem que até nem gostava de fazer subidas até um dia ir fazer uma prova nos Pirenéus!
    João Lima as minhas desculpas por este comentário mais longo,

    ResponderExcluir
  4. Desculpas Jorge?!?
    É um prazer ler um comentário tão informativo como este, que apetece é ficarmos a ouvir mais histórias dessas!

    Um abraço e obrigado pela excelente contribuição

    ResponderExcluir