sábado, 23 de abril de 2011

Uma espera de 1.539 dias que acabou hoje!

Faltam 5 metros mas já não consigo conter a alegria!
A um quilómetro do final (foto Jorge Branco)

Grande Prémio da Páscoa - Constância, 23 de Abril de 2011
Placa do quilómetro 6: 30.33
Sinto uma força a crescer!

Em cada realização há sempre um momento chave. Hoje o momento chave foi a placa do quilómetro 6 e o tempo que vi no relógio. De repente senti o que de melhor um atleta pode sentir. ACREDITEI!

4 de Fevereiro de 2007 - Grande Prémio José Afonso em Grândola. Em pleno crescer de forma,os tempos iam caindo e nesta prova novo record pessoal, 50.37
Tudo estava a parecer fácil e sem escolhos. E os 49 eram o passo seguinte. Mal imaginava que mais de 4 anos e 2 meses depois esse ainda seria o meu record pessoal. Como os records dos 15.000 e da Meia-Maratona iam ficar encalhados nesse mítico ano de 2007.
Será fastidioso relatar tudo o que entretanto aconteceu. Muito resumidamente, uma entorse que fez regredir toda a forma, uma série de lesões provocadas por problemas de cartilagens, um pé partido que obrigou a 6 meses de paragem, uma médica a olhar para uma ressonância magnética e a dizer-me para deixar de correr, umas vezes que ia em ritmo de bater o record mas em provas a que faltavam escassas centenas de metros para perfazerem os 10.000 exigidos, enfim, muita coisa aconteceu mas houve algo que nunca perdi. A esperança e a persistência!

Hoje ia tentar um bom tempo. Não me sentia em condições de record mas ficar nos 51, máximo 52.
Preparei-me bem no aquecimento mas mesmo assim não pude adoptar logo um ritmo ideal pois se o faço no início, o ritmo cardíaco sobe demais e a inevitável quebra aparece. Tive que ser paciente qb. Mas já em tempos para os 51/52. No 3º quilómetro, enorme susto! Uma misteriosa dor entre os gémeos e o joelho, impedindo-me de esticar a perna. Receei ter que parar mas encostei-me a um rail, estiquei a perna e como a dor passou, recomecei a correr, os primeiros passos a medo e depois regressei ao ritmo que vinha e nunca mais senti a tal dor.
Passo ao quilómetro 5 em 25.36, apontando para 51.12. Não ficaria longe mas não me sentia com força para conseguir ir mais rápido. A média estava nos 5.07 por quilómetro.
Mas algo se passou entre os 5 e 6, tendo apenas tomado consciência disso no tal momento de ver o relógio na placa dos 6. Tinha feito 4.57 e passei em 30.33. A média estava nos 5.05,6 e se fizesse os últimos 4 a 5.00, batia o record. E o que não acreditava antes, passei a acreditar firmemente!
Ataquei. Pensei "Agarra a oportunidade! É hoje!" e tudo aquilo que foi negativo na minha carreira atlética, acompanhou-me. A lembrança da entorse, do pé partido e os 6 desesperantes meses parado, o choque ao ouvir a médica que eu tinha de deixar correr (em Maio de 2009), todas essas recordações negativas se uniram numa enorme força psíquica que me fez esquecer o cansaço que já tinha, empurrando-me mais e mais.
O que não nos mata, torna-nos mais fortes!
Os quilómetros foram passando. A placa dos 9 em 45.27. Bastavam 5.09 nos últimos 1.000 metros. Passei pelo Jorge Branco que tirou a foto que está em cima e grito-lhe "é hoje!". É natural que não tenha percebido o que eu queria dizer com uma alegria que já não conseguia calar. Ultrapasso o Mário Lima e digo-lhe que devo bater o record. Aparece a euforia.
Mas de seguida começa o medo próprio de quem se sente tão próximo. Começo a achar que estou a perder velocidade. Olho para o relógio e vejo o inverso.
Aproximo-me da meta e esses momentos são mais difíceis de definir.
Afinal, o meu último quilómetro foi o mais rápido de todos, 4.41, o que faz com que a meta seja cortada aos 50.08 (tempo real, de meta a meta, como conto sempre). Menos 29 segundos.
Uma enorme alegria invadiu-me. Mas mais do que a alegria, foi o sentimento de alívio.
Sempre foram 1.539 dias de espera que chegaram ao fim!

Agora, tempo de concentração para o verdadeiro sonho que sempre me perseguiu. Baixar um dia dos 50 minutos.
Falta pouco, mas até lá, falta tudo.

17 comentários:

  1. Muito feliz por ti.
    Muito feliz por ter feito a fotografia.
    Entendi, perfeitamente, o é hoje! Mas no meio da função de fotografo e apanhado de surpresa não conseguir reagir para alem de um aceno e um sorriso.
    Um facto curioso é que nunca gosto de misturar as funções fotográficas com o estar de “plantão” para incentivar um amigo! Ou estou a tratar de uma coisa ou outra!
    Ali estava, descontraidamente, a fazer fotos se estivesse a tua espera e do teu recorde tinha feito tamanha gritaria que ainda ganhavas mais uns segundos!

    ResponderExcluir
  2. Eh eh :)
    O que eu quis dizer é que achava que nem tinhas percebido as palavras, não o seu significado, como foram gritados euforicamente e em corrida.

    E o mais giro da foto é que parece que desta vez o camisola amarela vai mesmo à frente!

    Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João!

    Pelo sonho é que vamos! E tu hoje foste mesmo.

    Gostei da tua atitude, gostei da tua força e da tua garra...

    Engraçado ter sido no local que foi...

    Acho que já há muito merecias um dia como o de hoje.

    Muitos parabéns, adorei o feito...

    Não sei se percebeste bem... mas foste quase sempre abaixo dos 5 ao Km : )))

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Sandra!

    Acredita que às vezes ainda duvido se aconteceu mesmo... :)

    ResponderExcluir
  5. Nós temos que ser o nosso próprio médico, também o meu me diz que já não tenho idade para correr, se eu fosse a levar a sério as coisas que ele diz já tinha deixado a corrida há muito...
    Não, tem que ser forte, como viu na sua experiência, resultou, certo???
    Então força aí. bj eugénia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, João!
    Consigo imaginar muito bem todo esse turbilhão de sentimentos por que passou... afinal, já não corro há mais de um ano... porque um médico olhou para a ressonância magnética feita ao meu tornozelo e disse: "Acabaram as corridas! Tem uma artrose."
    Sei o que é estar dois anos a bater recordes pessoais consecutivamente e sei o que é ouvir a sentença de morte...
    Por isso, renovo os meus parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muitos parabéns João pelo novo recorde , brilhantemente conseguido com muito empenho e entrega. Fico muito contente por ti, e acredito que a barreira dos 50m será rapidamente superada. Abraço
    José MAgro

    ResponderExcluir
  8. João... Parabéns pela prova , a força e garra omo a @Sandra diz... devemos sempre acreditar, nem que seja para alimentar a nossa vontade de estar lá... É sempre muito bom rever-te .. abraços

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas palavras, José e Carlos

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. João

    Foi extraordinário aquele último km. Como referi noutro local, o meu relógio marcou 49'41'', estavas mesmo ali ao pé de mim. Nesta foto vê-se à tua frente o Pedro Ferreira que contigo, comigo e com a Estela fizemos aquele km "louco". Mas se o teu marcou um pouco mais, tudo bem.

    Amanhã vamos baixar dos 49'.

    ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oh amigo Mário... isto de bater records não é todos os dias. Estive mais de 4 anos e agora ia bater outro 2 dias depois? Então e a recuperação? :)
    Quanto ao tempo, eu parti relativamente à frente e deves ter partido bem mais atrás, daí dar-me 50.08 e 49.41 a ti.
    Um abraço e até amanhã

    ResponderExcluir
  12. Amigo João,
    1539 dias para conquistar um sonho, apenas 50m para conquistarnos a todos! Fiquei muito satisfeito com esta façanha! Deixo-lhe um abraço e uma frase em que gosto pensar: "Para acabar em Primeiro, primeiro é preciso Acabar!" Juan Manuel Fangio, 5 vezes Campeão do Mundo
    Parabéns Rui e Susana

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado Rui e Susana. Fico muito sensibilizado pelas vossas palavras e de colocarem uma frase do mítico campeão, um grande senhor em talento e humildade, como o Fangio.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns João, são estas coisas e esta força que nos ajuda a alcançar aquilo que nos parece tão longe. Vais ver que os 49,99 vão aparecer naturalmente. O acreditar faz-nos mais fortes.
    Um abraço João.
    MLino

    ResponderExcluir