segunda-feira, 16 de maio de 2011

Provas do fim-de-semana

Este fim-de-semana foi recheado em provas. Já aqui dei conta ontem da Corrida Cidade de Vendas Novas, prova exemplar em termos de organização e empenho, hoje venho relatar o que de mais significativo aconteceu noutros eventos.

3ª edição da Corrida Novas Oportunidades, realizada na zona de Belém e que aumentou o número de classificados em mais 56 atletas em relação ao ano transacto, vendo 1.607 cortarem a meta.
Segundo relatos que me chegam, a organização esteve em bom nível, sendo que o único ponto negativo prendeu-se, uma vez mais, com a partida misturada entre corredores e caminhantes, onde muitos destes últimos partiram à frente como se fosse mais importante fazê-lo do que atrapalhar quem queria ir mais rápido.
A solução praticada pela Corrida dos Sinos tem funcionado na perfeição. Mesmo partindo à mesma hora, os pelotões são separados, só entrando no dos 15 quilómetros quem tem dorsal para tal.
Num dia de calor e vento, que prejudicou o desempenho, Antónia Sousa do Olímpico de Oeiras foi o mais lesto a chegar à meta, em 33.24, seguido por Paulo Abreu a 8 segundos e Luís Lima a 30.
Tânia Cabral, também do Olímpico de Oeiras, ganhou em femininos com a marca de 39.03, à frente de Lucília Soares (40.06) e Catarina Lopes Ferreira (45.22).



Com um número de classificados dentro do que tem sido habitual, 105, a 5ª edição da Corrida Pontes de AMIzade em Coimbra viu Hugo Coelho (na foto, retirada de Atletas.net) vencer destacadamente em 35.31, com o 2º, Orlando Pires, chegar em 38.02 à frente de António Perpétua a 16 segundos.
No sector feminino, Inês Costa bisou a vitória alcançada no último ano, retirando 49 segundos a esse tempo, realizando 42.40, completando o pódio Isabel Trindade e Iete Gonçalves, ambas creditadas em 46.47.


10ª prova do Troféu das Localidades de Oeiras 2010-2011, o Grande Prémio de Outurela acabou por não ser significativamente prejudicado pelas Novas Oportunidades pois participaram 407 atletas contra os 429 de 2010.

Em seniores femininos, após vitória nas 7 primeiras provas e ausência nas 2 restantes, Margarida Dionísio do Linda-a-Pastora (na foto, retirada do blogue Atletismo Valejas) tornou a vencer, seguida por Josefa Bongué (Joaninhas de Leião) e Alexandra Pires (Povoense). No troféu, Margarida contabiliza agora 120 pontos com Maria José Varela 89 e Suaila Có 78.

Se em femininos o domínio de Margarida não tem dado espaço a dúvidas, nos masculinos a luta tem sido renhida entre Mário Pedro do Linda-a-Pastora e Nuno Cardoso do NucleOeiras. Apesar de Mário ter, à entrada para esta prova, apenas 1 vitória contra 6 de Nuno, a regularidade tem-lhe pago dividendos, o que se saldava por 1 ponto de avanço.
Pois nesta prova, Nuno Cardoso venceu (pela 7ª vez em 10 provas), terminando exactamente à frente de Mário Pedro, com Hugo Gonçalves dos Leões de Porto Salvo em 3º, fazendo com que Nuno Cardoso passe a ser o novo líder por 1 ponto, 126 pontos contra 125 de Mário Pedro.
Hugo Gonçalves consolidou o 3º posto com 95.

Em termos colectivos, 10 em 10 para o NucleOeiras, agora com 491 pontos, seguidos pelo Linda-a-Pastora (353), Leões de Porto Salvo (314) e Fixes (276), fazendo com que a classificação geral esteja cada vez mais definida por esta mesmo ordem (e respectivamente, 4.650, 3.368, 3.027 e 2.756 pontos)


Próxima prova - Porto Salvo 29 de Maio


Realizou-se ainda a Meia-Maratona na Areia na Costa da Caparica, com os vencedores a serem Custódio António e Carla Pinto, mas sobre esta prova falarei oportunamente por ainda não estarem publicados os resultados.
Este atraso deve-se ao facto de alguns atletas terem corrido com dorsais de mulher e vice-versa, e toda a classificação estar a ser revista pelas fotos.
Depois da maratona para colocarem de pé esta prova, o esforço dos organizadores continua pela chico-espertice de alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário