quarta-feira, 9 de novembro de 2011

E para que conste... fico à espera!

Para que conste, fico à espera que o mesmo jornal desportivo que soube a 21 de Outubro colocar na primeira página a notícia de controlo positivo da Sara Moreira, tenha a mesma atitude na altura que se provou a sua inocência.

Para que conste, fico à espera que o mesmo canal televisivo que abriu o noticiário com a notícia do controlo positivo da Sara Moreira, faça a mesma abertura com a confirmação da sua inocência.

Para que conste, fico à espera que a meia dúzia de "iluminados" que souberam comentar cobras e lagartos da nossa grande campeã, venham agora retratar-se de todo o seu veneno.

E para que conste, esta foi uma excepção editorial.
Quando criei este blogue, decidi nunca noticiar ou comentar qualquer caso relacionado com doping. Opção pessoal. E durante este período, infelizmente, vários foram os casos que apareceram a nível internacional e nacional, nunca tendo aqui sido escrita uma única linha sobre essas mesmas situações.
O mesmo fiz em relação à especulação que apareceu sobre a Sara, num processo que chegou precocemente aos orgãos de comunicação social, sem que o processo estivesse finalizado.
Sendo a atleta que a Sara é, e sendo as condições que foram, nem por um segundo hesitei na convicção da sua inocência, tendo-o transmitido várias vezes, tal como muitas e muitas pessoas o fizeram, na sua página de Facebook, pois não basta exultar com os sucessos mas também, e fundamentalmente, estar ao lado quando mais se precisa.

No entanto, magoou-me ler alguns poucos comentários apressados, arrasadores e cruelmente injustos, o que levou a que abrisse esta excepção à linha editorial do meu blogue.

Este é um ano que tem sido particularmente difícil para a Sara onde, sempre sem culpa, viu a sua inscrição para o Mundial de Pista Coberta estar errada, impedindo-a de competir onde estava preparada, sofreu a bom sofrer com a hipótese de ficar de fora no Mundial ao Ar Livre, pois na hora da partida a organização baralhou-se com o seu dorsal, culminando agora com este produto contaminado, como se provou no Laboratório de bioquímica da Universidade de Colónia, Alemanha.
E em todas as ocasiões, a Sara soube reagir de forma como só os grandes campeões o conseguem.

E tal como o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo afirmou hoje: "Sara Moreira está inocente. Confirma-se a contaminação. É uma atleta sem mácula, não houve dolo intencional."

Daqui, envio o desejo que a fotografia que encima este artigo, no pódio a beijar uma medalha conquistada, seja repetida inúmeras vezes mais na brilhante carreira da Sara Moreira.

Para visualizarem a conferência de imprensa na sua totalidade, clicar aqui

2 comentários:

  1. Amigo João, por muito que nos desagrade falar de determinado tema, abrir uma excepção é sempre oportuno, principalmente quando a revolta nos corrói. Este é um dos casos que justifica essa excepção.
    Também eu tinha prometido não dar opiniões pessoais, embora me sujeitasse a ter que publicar notícias que de todo me desagradassem.
    Mas o que eu acho, João, é que o melhor será teres uma cadeira à mão para aguardar por essa "primeira página", por essa "abertura de telejornal" e por essas "mea culpa" dos ditos iluminados, porque esses não devem estar ao corrente de que afinal "ela" é inocente.
    E acho mais, João: a generalidade do povo português só é feliz com as notícias do mal do próximo, por isso, é desse "alimento" que os jornais vivem!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu texto e como lamechas por natureza que sou,mal vi aquele momento aos 13min sensilvelmente da conferência...Não contive as lágrimas e só uma grande atleta como a Sara consegues transmitir tais emoções...Ela é mesmo não um ídolo,não "um cromo na carteira",mas sim uma amiga,uma referência,uma inspiração e desde o 1º momento em que ouvi a notícia que soube que estava inocente e devemos apoiar aqueles de quem gostamos desde o momento em que recebem uma medalhada,até aquele em que o mundo lhes caiu em cima,e ela é um ser muito importante para mim,como tal estarei presente em todos esses momentos.Quanto aos "iluminados"...Sem comentários,a imprensa continua a ter um papel vergonhoso,os atletas só preenchem uma página de jornal quando são alvo de "escândalos"...Enfim,ela tem é de pensar nas pessoas que a apoiam incondicionalmente e não nos fãs de "fim-de-semana", para mim ela é muito mais que uma noticia de 4x4cm num jornal,é uma força da natureza. beijinho, Marta Santos,Faro

    ResponderExcluir