terça-feira, 6 de março de 2012

Spiridon 200 - Depoimento de Jorge Branco


SPIRIDON APAIXONADAMENTE!

Para mim falar dos 200 números da Revista Spriridon é muito mais que enaltecer a qualidade dos seus artigos que têm guiado centenas e centenas de corredores sendo mesmo o “treinador” de gerações de fundistas.
Até nesta era de globalização e de fácil acesso à informação a Spiridon continua a ter a melhor e mais actualizada informação técnica, muito por “culpa” dos especialistas de renome internacional que nela colaboram.
Mas como dizia para mim, a Spiridon é muito mais que isso, é uma questão de paixão ao acto libertário de correr e à amizade.
Foi devido a essa pequena, grande revista que o meu amor à corrida se cimentou e solidificou durante estes mais de 30 anos em que convivo com ela.
Passados que são todos estes anos é sempre com emoção que recebo uma nova revista e devoro o seu conteúdo.
A Spiridon é para mim também uma questão de amizades sólidas que se criaram ao longo de todos estes anos, amizades que nasceram nos dois Centros de Treino Para a Maratona organizados pela revista na década de 80, e que comigo passaram do século vinte ao século vinte um.
Spiridon é para mim uma profunda gratidão por tudo o que me ensinaram e que permitiu a este mais que modesto corredor de pelotão ter alcançado o seu Evereste pessoal.
Spiridon é a velha máxima de corredores ao serviço de corredores e tudo o que aprendi nas modestas ajudas que dei do outro lado da “barricada” no lado da organização de provas.
Spiridon é a velha máxima do Movimento Spiridon Internacional: A Corrida deve ser a mais importante das coisas secundárias.
Spiridon para mim é um estado de espírito, uma filosofia, uma família, uma paixão e uma pátria!
Posso eu deixar de ter condições físicas para correr, pode a Revista Spiridon terminar um dia (que esse dia venha bem longe) que eu serei para sempre um filho do Movimento Spridon!

Jorge Branco
(Atleta há mais de 30 anos, maratonista e ultra-maratonista, co-responsável por um blog dedicado ao Atletismo e não só)

Não deixe de ler o depoimento de Célia Azenha, publicado hoje no Último Km

2 comentários:

  1. Sempre brilhante na forma de escrever e sentir!

    Gosto principalmente a referência feita a:
    "A Corrida deve ser a mais importante das coisas secundárias."

    ResponderExcluir
  2. O Jorge Branco é por certo, uma das referências de quem a "Spiridon" foi e é uma 'companheira' de cabeceira.

    A sua amizade de longa data ao Mário Machado e a sua ligação à máxima do Movimento faz com que as coisas ditas secundárias sejam mais importantes que outras banalidades que nos consomem dia-a-dia.

    A corrida será sempre um estado de alma e sem ela o Jorge não 'existiria'.

    Parabéns Jorge e como digo para a data que nos une também o digo para esta Revista, Spiridon... Sempre!

    ResponderExcluir