sexta-feira, 13 de abril de 2012

Corrida da Liberdade ou a liberdade da corrida

Dia 25, vai ter lugar a 35ª edição da Corrida da Liberdade, disputada entre o quartel da Pontinha e os Restauradores, com inscrições gratuitas. 

Esta é a forma ideal de festejar a liberdade que nos foi concedida, e que não pode ser esquecida, correndo livremente pelas ruas de Lisboa, numa corrida sem classificações mas de festa e convívio, não esquecendo que foi apenas após esse dia que foi possível todo e qualquer corredor poder participar nos eventos, nas corridas abertas a todos.

E o programa não se esgota com a corrida maior de cerca de 11.000 metros, mas em diversas ofertas que vão desde os 1.000 metros.

Melhores palavras sobre esta corrida, podem ser lidas no blogue Último Km de Jorge Branco e Egas Branco, e que a seguir transcrevo, sendo que a montagem da fotografia também é de sua autoria, onde o relevo vai para uma das imagens de marca desta prova, a equipa dos Zatopeques juntos e a cantarem.


"Pensamos que é de senso comum a importância que o 25 de Abril teve no desenvolvimento do Movimento pela Corrida para Todos.

Foi com os ventos de Abril que a corrida desceu às ruas, invadindo praças e avenidas, num movimento de desporto verdadeiramente popular, para todos.

Foi com Abril que proliferaram imensas colectividades, que desenvolveram a corrida, criaram gerações de corredores e ajudaram a massificar o nosso desporto preferido.

Umas das formas de celebrar o 25 de Abril é participar na Corrida da Liberdade.

Numa altura em que muitos dos ideais de Abril sofrem um grave retrocesso, sendo que isso atinge também o nosso desporto preferido, como é visível nas grandes dificuldades que as pessoas têm no acesso ao desporto ou na quantidade de provas que têm sido canceladas, julgamos que é muito importante apelar a uma grande participação na Corrida da Liberdade.

Jorge Branco e Egas Branco / Blogue o Último Quilómetro"


  

Um comentário: