domingo, 6 de janeiro de 2013

O sempre agradável sobe e desce de Valejas


Tenho perfeita consciência que a esta hora já alguns atletas chamam-me nomes por apelidar de sempre agradável ao sobe e desce de Valejas. Mas, o que se há-de fazer, eu sempre gostei deste percurso...
Ou melhor, das partes que não descem pois, como sabem, não tenho boa relação com as descidas. Pelo menos os meus joelhos nem as podem ver...

Pois foi, começou a 31ª edição do Troféu das Localidades de Oeiras, com o 31º Grande Prémio de Valejas, este ano também apelidado de Grande Prémio dos Reis, e começou em ambiente de festa com banda incluída e uma enorme participação, também fruto de não se realizar outra prova na região.

Algumas alterações foram operadas no troféu, nomeadamente o facto do dorsal ser agora o mesmo a utilizar tanto em Oeiras, Sintra como Cascais, o facto de toda a competição se disputar no mesmo ano (2013) e não em dois como até agora (exemplo 2011-2012) e pela primeira vez vi placas quilométricas numa prova deste troféu. Pelo menos, nas provas que participei e já o faço desde 2006, entrando nalgumas por época.

Sobre os números e vencedores, publicarei mais logo, quando estiverem disponíveis as classificações. Para já, a minha corrida.


Soube-me bem, tive sempre a agradável companhia da Luísa Espirito Santo, Isabel Rodrigues e Rosa Carita (neste caso na primeira metade), dado que a sua prova foi curta (pouco mais de 4.000) e aproveitaram para rolar um pouco mais e assim fui sempre em boa companhia.

O meu tempo foi de 52.08 para uma distância de 8.870 metros, num percurso muito duro e selectivo, este ano aumentado dos tradicionais 6.650 metros para os pouco menos de 9.000. 

As pernas continuam a responder muito bem, a respiração é que ainda se queixa ligeiramente após o esforço da Maratona no mês passado, em especial em subidas menos inclinadas mas mais longas, dado que nas mais inclinadas, puxo dos "galões".

Resumindo, mais uma excelente manhã de corridas! (Desta vez é que sem fotos por impossibilidade da Mafalda)

12 comentários:

  1. O percurso parece-me interessante mas para mim é curto! Se desse para dar duas voltas! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para duas voltas o ritmo teria que ser bem mais moderado...

      Excluir
  2. Mais uma boa prova João. E o sobe e desce só lhe dá mais piada :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactamente, Isa. É necessário é fazer as coisas com gosto! :)

      Beijinhos

      Excluir
  3. Ó João, agora é provas todas as semanas???? Dasse....mais uma para o curriculo. Abraço e dá-lhe com força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente tenho corridas todas as semanas! :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Ui, esse sobe e desce! :) Num trajecto assim é que tenho de treinar! Mas hoje também não foi mau.
    Parabéns, estás a recuperar rápido e quase pronto para outra... Que tal te soa agora uma segunda Maratona? ;)

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fizeste-me sorrir com essa tua pergunta :)

      Quem já me conhece há uns bons tempos, fala dos "silêncios à João", que em certas situações menos agradáveis fazem muito barulho, mas noutras ocasiões boas... podem significar muita coisa.

      Vou responder com um bom "silêncio à João"... :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá João, antes de mais foi um prazer receber um Maratonista no GP do clube onde corro! Obrigado pelo seu testemunho! Era importante perceber até que ponto as pessoas gostaram ou não do percurso, já percebi que por vontade de alguns 2 voltas era o ideal! Obrigado mais uma vez pela presença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a óptima organização do Valejas, que nos proporciona uma excelente manhã de corridas, num percurso que gosto.

      Um abraço

      Excluir
  6. Grande João Lima foi um prazer muito grande de poder falar contigo pessoalmente .... agora que estou nessas provas aí vamos nos ver mais vezes . Em relação a prova é bem durinha :) .. até a proxima ! um Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dura mas gosto dela!
      O prazer foi recíproco!

      Um abraço

      Excluir