quinta-feira, 2 de maio de 2013

Parabéns a um herói


Não é preciso fazer futurismo para saber que o visado vai acusar-me de exagerado. É a sua maneira modesta de ver as coisas, achando sempre que o que fez/faz não é nada de especial, ao contrário do que valoriza os feitos alheios. Mas nunca poderá ser um exagero quando sentimos o que afirmamos.

Herói porque tem atravessado, praticamente desde o início, o fenómeno de Corrida para Todos. Herói porque, apesar de algumas limitações físicas, realizou grandes façanhas em situações que poucos ousariam e continua a realizar apesar do que tem passado, achando sempre que a corrida dá-lhe um "prazer dos diabos". Herói porque nunca vira a cara à luta e ao que considera justo. Herói porque colaborou em organizações históricas em tempos pioneiros. Herói porque valoriza a palavra amizade não se deixando ir atrás de interesses egoístas. 

Em termos de Atletismo, há uma situação que merece todo o reconhecimento. Foi um dos pioneiros de Ultras-Maratonas em Portugal, participando em 1987 nas 12 Horas de Vila Real de Santo António, percorrendo 101.650 metros. Para tal, e quem não leu na altura, aconselho a leitura da história desta prova pedrada no charco que publiquei em 3 artigos no verão de 2011. Ler aqui: Parte 1   Parte 2   Parte 3

Por isto e por muito mais que não cabia aqui, envio deste cantinho os meus parabéns por mais um aniversário a este meu herói, Jorge Branco.

(Como a gente gosta de se meter um com o outro e como o Jorge acha as corridas de 10 kms como curtas, porquanto sejam a minha especialidade, que começo a perder, este artigo foi programado para ser publicado às 10 em ponto. Ora toma! Eh eh)  

11 comentários:

  1. Parabéns, amigo Jorge Branco! Continue por cá por muito mais tempo, por que o mundo precisa de boa gente. Um abraço, também para ti João.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao nosso Herói Jorge Branco :)

    Que tudo "Corra" sempre pelo melhor :)

    Um grande beijinho para os dois :)

    ResponderExcluir
  3. Caro João,

    Não tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente o nosso amigo Jorge Branco. Mas por tudo o que leio, e pelo seu empenho pessoal no atletismo de estrada e não só, merece mesmo esse título UM HEROI...!! parabéns do Xavieres.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Uma homenagem mais que merecida, pelo grande atleta e pessoa que é o Jorge.
    Parabéns Jorge! Continua sempre a correr e a ser feliz correndo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Jorge.
    Belo texto e em nada exagerado.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns ao Heroi "Jorge Branco".
    Um grande abraço para ele, que viva muitos e bons.

    P.S. Bonito texto João...um abraço tb para ti.

    ResponderExcluir
  7. Um abraço ao Grande Jorge Branco, ele deverá ver hoje com grande tristeza o envolvimento do Capital e da ganância de uns quantos perante provas que foram a sua menina dos olhos em anos idos, nomeadamente a Corrida do Tejo e agora a Maratona de Lisboa, uma tristeza digo eu também. Envio-lhe também os parabéns pela sua vida ativa, pessoal, desportiva e solidária com os mais desfavorecidos que como ele sofrem ás mãos dos algozes que teimam em nos destruir.

    ResponderExcluir
  8. O que se escreve perante um exagero deste tamanho?
    Se estás a tentar bater algum recorde do exagero para o Guinness vais no bom caminho!...
    Sou de falar pouco e escrever muito mas agora fiquei sem palavras (ou melhor sem letras)!
    Muito sensibilizado e comovido é o pouco que sou capaz de te dizer no momento.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que tu falavas em exagero! :)
      Os restantes comentários provam que não o fiz :)

      Um grande abraço

      Excluir
  9. Espero que não pareça mal a família também se pronunciar. Embora eu seja dos que respeitam muito os laços familiares, aqueles que não escolhemos mas que importa preservar, a Amizade conta também muito para mim.
    E é o caso do aniversariante que o João aqui homenageia. Para mim, embora Família, é também um Amigo e partilho, com conhecimento de causa, o que os amigos dele dizem.
    Um grande abraço de Parabéns, Jorge!

    ResponderExcluir
  10. Muitos parabéns e um obrigado sentido, pelo exemplo que é para todos nós. Votos de muitas felicidades.

    ResponderExcluir