domingo, 21 de agosto de 2016

Mais um longo (26) pró Porto

Após os 30 km em tempo record de passado domingo, o longo desta semana tinha que ser, e foi, a ritmo calmo. No plano eram 25 mas acabei por realizar 26. Correu sempre bem, o único problema é que de manhã deu-me a preguiça e em vez de começar às 6, iniciei-o às 7 e assim apanhei já muito calor na última hora.
Arranquei do Inatel de Oeiras, indo pelo Passeio Marítimo de Oeiras e Carcavelos, saí e fui até ao Bairro do Junqueiro, daí até à estação de Carcavelos, passando para o outro lado, direcção Parede com passagem pelo Bairro da Escola Técnica, Bairro Azul, centro da Parede, S.Pedro e S.João do Estoril, com regresso pela Marginal até ao ponto de partida, indo primeiro à praia de Oeiras e regressando para marcar os 26.

A juntar a este treino, os realizados durante a semana, variados e que cumpriram a sua função, desde recuperação a alguns com ritmos mais elevados. Destaque para o de sexta, com 12 km, que fiz no Guincho e onde durante 8 km tive a companhia dum francês que está cá a passar férias e juntou-se-me, proporcionando boa companhia que assim o tempo passa sempre mais rápido. 
Já fez por 3 vezes a Maratona "dans la plus belle ville du monde", Paris, e serviu para desenferrujar o francês pois fomos sempre "a bavarder".

Não quero terminar sem manifestar o meu orgulho por TODOS os atletas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos (e ainda faltam dois daqui a pouco na Maratona masculina), alcançando lugares de muito relevo. Aliás, na classificação por pontos (dada aos 8 chamados lugares de finalista, 8 pontos para o 1º, 7 para o 2º até a 1 ponto para o 8º), somadas todas as modalidades, estes foram os nossos melhores Jogos de sempre, pois foi onde alcançámos a pontuação mais alta. Infelizmente, a maioria das pessoas apenas vê o medalheiro e esquece-se que estão em compita os melhores dos melhores dos cerca de 200 países. Daí o lamentável de muitas notícias e comentários, em especial quando se esquece de repente tudo o que alguns já fizeram, até num passado muito recente. Mas o português prefere a crítica fácil que até potencia o seu lado de comiseração herdeira duma mente cinzenta por décadas de tacanhez.
Para quem sabe admirar o que o esforço e dedicação exigem, a nossa vénia a TODOS sem excepção.

3 comentários:

  1. Mais um excelente treino :)

    E concordo plenamente contigo em relação aos Jogos Olímpicos. Grandes prestações de quem tem muito menos apoios e ganha muito (mas mesmo muito!) menos que os atletas do futebol. Orgulho!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mais um excelente treino! Tenho mas é de pensar em treinar para a Maratona que isto do "polidesportivismo" dá mas é cabo de mim! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mais um grande treino , rumo ao objectivo de Novembro;)
    Temos é de dar mais condições aos nossos atletas, em vez de só exigir medalhas.

    Abraço

    ResponderExcluir