quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O meu mês mais "quilometrado" de sempre

Esta minha 11ª época de Atletismo está a ser marcada por um significativo aumento de quilometragem.
Até final de 2015, o mês com maior número de quilómetros era de 181 km. Ora este ano, dos 8 meses que já se cumpriram, em metade ultrapassei os 200 quilómetros. Em Janeiro com 221, que passou a constituir novo máximo até agora, e estes últimos 3 meses (Junho, Julho e Agosto), sempre acima da tal barreira das duas centenas.

Estavam planeados neste mês de Agosto, como alavanca de força para a Maratona do Porto, 240 km. Felizmente que o mês passou-se bem, o que significa sem qualquer lesão, e o que me permitiu ir um pouco mais além do plano e terminar o mês com 252,244 quilómetros, sempre com a preocupação de aliar quantidade e qualidade.

Em termos de calendário para a Maratona este foi o mês ideal para tal, mas não o ideal em termos de temperaturas, que estiveram altas, obrigando a que muitos treinos começassem por volta das 6 da manhã. Reconheço que alturas houve onde não foi fácil mas quanto mais duro se treina...

Claro que tudo é relativo e se fico muito orgulhoso destes meus números, vejo o que alguns fazem e sinto-me pequenino. E pequenino, apesar do meu metro e oitenta, é o que sou neste maravilhoso mundo das corridas, mas, e colocando a modéstia de parte, reconheço que grande na vontade para dar tudo o que tenho e mais além, atendendo a todos os meus factores e limitações naturais.

Apenas duas curiosidades mais: Em relação ao ano anterior, que foi aquele que mais km fiz até ao momento, levo já cerca de 450 km mais comparando os 8 primeiros meses. E em relação a calorias, este mês gastei em corrida cerca de 22.600.

sábado, 27 de agosto de 2016

Mais 30 para terminar este 1º ciclo

Hoje foi dia de novo longo, 30 quilómetros, com que terminei este primeiro ciclo de 4 semanas a dar-lhe no duro.

Agora, segue-se uma semana calma, treinos com máximo de uma hora e sem longo no próximo fim-de-semana, para absorver e consolidar todo este trabalho.

No fim-de-semana seguinte, o longo é em forma de Meia-Maratona, a atractiva e selectiva S.João das Lampas na edição número 40, sendo a segunda mais antiga de Portugal, logo a seguir à "mãe" Nazaré.

Uma boa semana a todos e no dia 31 publicarei aqui os dados deste mês, aquele com mais quilometragem das minhas onze épocas de Atletismo.  
  

domingo, 21 de agosto de 2016

Mais um longo (26) pró Porto

Após os 30 km em tempo record de passado domingo, o longo desta semana tinha que ser, e foi, a ritmo calmo. No plano eram 25 mas acabei por realizar 26. Correu sempre bem, o único problema é que de manhã deu-me a preguiça e em vez de começar às 6, iniciei-o às 7 e assim apanhei já muito calor na última hora.
Arranquei do Inatel de Oeiras, indo pelo Passeio Marítimo de Oeiras e Carcavelos, saí e fui até ao Bairro do Junqueiro, daí até à estação de Carcavelos, passando para o outro lado, direcção Parede com passagem pelo Bairro da Escola Técnica, Bairro Azul, centro da Parede, S.Pedro e S.João do Estoril, com regresso pela Marginal até ao ponto de partida, indo primeiro à praia de Oeiras e regressando para marcar os 26.

A juntar a este treino, os realizados durante a semana, variados e que cumpriram a sua função, desde recuperação a alguns com ritmos mais elevados. Destaque para o de sexta, com 12 km, que fiz no Guincho e onde durante 8 km tive a companhia dum francês que está cá a passar férias e juntou-se-me, proporcionando boa companhia que assim o tempo passa sempre mais rápido. 
Já fez por 3 vezes a Maratona "dans la plus belle ville du monde", Paris, e serviu para desenferrujar o francês pois fomos sempre "a bavarder".

Não quero terminar sem manifestar o meu orgulho por TODOS os atletas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos (e ainda faltam dois daqui a pouco na Maratona masculina), alcançando lugares de muito relevo. Aliás, na classificação por pontos (dada aos 8 chamados lugares de finalista, 8 pontos para o 1º, 7 para o 2º até a 1 ponto para o 8º), somadas todas as modalidades, estes foram os nossos melhores Jogos de sempre, pois foi onde alcançámos a pontuação mais alta. Infelizmente, a maioria das pessoas apenas vê o medalheiro e esquece-se que estão em compita os melhores dos melhores dos cerca de 200 países. Daí o lamentável de muitas notícias e comentários, em especial quando se esquece de repente tudo o que alguns já fizeram, até num passado muito recente. Mas o português prefere a crítica fácil que até potencia o seu lado de comiseração herdeira duma mente cinzenta por décadas de tacanhez.
Para quem sabe admirar o que o esforço e dedicação exigem, a nossa vénia a TODOS sem excepção.

domingo, 14 de agosto de 2016

Títulos possíveis: a) Que bicho me mordeu? b) Que ano de records! c) Os meus 30 mais rápidos de sempre (e por mais de 5 minutos e meio!)

5.57 foi a hora que dei início ao treino. Este treino estava estipulado como mínimo de 27 mas sempre o pensei como de 30 quilómetros. Assim, iria gastar mais de 3 horas e acabar às 9 e pouco. Se começasse às 7 iria já terminar às 10 e pouco e com o calor que tem estado iria custar.

Felizmente, hoje esteve menos temperatura. Na semana passada em horário mais ou menos semelhante, estiveram 26 graus à partida e 32 à chegada. Hoje foram 19 na partida e 23 no final. E isso fez toda a diferença para quem tem treinado tanto e com tanto calor e agora apanhei menos uns quantos graus.

E o dia nem prometia. Ao contrário do habitual, hoje custou-me imenso levantar e parecia um zombie a arranjar-me.

No entanto, tudo mudou quando comecei a correr. De tal maneira que ainda com escassos quilómetros pensei "eh lá, hoje parece que estou possuído!". Cedo constatei que iria fazer 30 e bem.

Mas foi aos 12 que tudo mudou. Olhei para o tempo de passagem e pensei no meu record dos 30. Tive então esta conversa comigo mesmo:
Disse para mim "Ouve lá, isto hoje está muito bom..."
Ao que respondi "Está, não está?"
Ao que perguntei para mim "E então se..."
Respondendo de imediato "Bora!"
E intensifiquei o ritmo.

Sucedeu-me então algo estranho como no fantástico record nas Fogueiras, em cada quilómetro sentia-me melhor!

Tinha feito 30 quilómetros por 15 vezes. 9 em treino (melhor em 3.20.48) e 6 vezes passagem em Maratona (melhor 3.14.47 na minha primeira, Dezembro de 2012, Maratona de Lisboa).

E foi com os olhos nesses 3.14.47 que continuei a dar-lhe bem. De tal maneira que bati esse record por 5 minutos e 36 segundos, perfazendo 3.09.11

E os melhores dados são estes: Primeira metade em 1.37.32 e a segunda em 1.31.39 (segunda metade quase 6 minutos mais rápida!).
E qual o quilómetro mais rápido? O 30º e último!

Nos últimos 3 meses é o 4º record que bato. Por ordem: 3.000, 15.000, 1.000 e 30.000 (e o dos 10.000 ficou por 12 segundos)

Justificações para este momento de forma? Intensificação de treinos, fazendo o equilíbrio entre quantidade e qualidade (daí o tanto ter records em distâncias maiores como 15 e 30 km, como em curtas de 1 e 3 km).. 

Aqui, só costumo relatar estes longos de fim-de-semana mas treino 5 vezes por semana. Durante a semana, entre treinos de recuperação e normais, intercalo com treinos a puxar, progressivos e séries.

Séries já todos sabem como é. Os que chamo a puxar é colocar uma média puxada e fazer 10 a 15 km nessa média. Quanto aos treinos progressivos (esta designação é minha pois não os costumo encontrar relatados em mais sítios), são treinos de 10 a 12 km onde o primeiro quilómetro é de aquecimento e a partir daí cada quilómetro tem que ser mais rápido que o anterior. De início é fácil mas para o final começa a custar pois, além do cansaço, fazer melhor que o anterior começa a ser complicado por já estar muito puxado. Mas quase sempre consigo.

Todo este esforço e intensificação de treinos está a dar os resultados que se vêem. Um só pormenor muito importante. Comparando os quilómetros que fiz de 1 de Janeiro a 14 de Agosto de 2015 e 2016 (e 2015 foi o ano que mais quilómetros fiz até então), este ano tenho mais 409 quilómetros nas pernas que em 2015 (mesmo com aquela paragem de 3 semanas em Fevereiro por lesão no gémeo direito e que me custou uns 130 quilómetros).

Há que continuar o bom trabalho. Tem-me saído e bem do pêlo mas os resultados estão aí...

Uma boa semana a todos e uma excelente continuação de grandes emoções nos Jogos Olímpicos!

domingo, 7 de agosto de 2016

25 pró Porto

Apesar do aumento significativo de quilómetros já ser com pensamento no que aí vem (Porto a 6 de Novembro e Sevilha a 19 de Fevereiro), com alguns longos pelo caminho, a preparação para o Porto começou oficialmente no dia 1 e hoje foi o primeiro longo. 

O mínimo estipulado eram 24, fiz 25 mas não foi fácil. E não estou a falar pelo calor que dificultou (quando comecei às 6.15 já estavam 27 graus e acabei com 32) mas porque há dias assim e hoje calhou-me na rifa um daqueles com pouca energia.

O ritmo foi fraquinho mas a boa notícia é que fiz os 25 com pouca energia e com uma última hora a sofrer com o sol directo, o que é encorajante (encorajante... agora já com o banhinho tomado e litros de água repostos, porque na altura não foi fácil).

Depois de mais uma semana a dar-lhe bem, é altura de no próximo domingo fazer outro longo, esse já com um mínimo de 27. Haja forças!

Uma boa semana a todos!